Para muitos concurseiros, a memorização de informações é uma das maiores dificuldades enfrentadas durante a preparação para concursos públicos. No entanto, existem diversas técnicas de memorização que podem ajudar a melhorar o desempenho nos estudos e nas provas.
A primeira técnica é a repetição espaçada
Que consiste em revisar o conteúdo de forma espaçada ao longo do tempo. Isso ajuda a fixar as informações na memória de longo prazo. A dica é revisar o conteúdo no mesmo dia em que foi estudado, depois uma semana depois, e depois um mês depois, por exemplo.
Outra técnica é a associação de ideias
Em que se associa um conceito ou palavra com uma imagem, ou com algo que seja familiar para o estudante. Por exemplo, se o conceito é “função pública”, pode-se associá-lo com um servidor público atendendo a população.
A técnica de mapas mentais
Também pode ser útil para memorização de conceitos e ideias. Com ela, o estudante organiza as informações de forma gráfica e visual, utilizando cores, símbolos e palavras-chave. Isso ajuda a lembrar do conteúdo e a relacionar as informações entre si.
A técnica de ensinar o conteúdo a alguém
Pode ser uma forma eficaz de fixar as informações. Pois, ao explicar o que foi estudado para alguém, o estudante reforça o que aprendeu e pode identificar lacunas no seu próprio conhecimento.
Por fim, a técnica de “flashcards” ou fichas de estudo
É uma forma prática e eficaz de memorização. O estudante escreve uma palavra-chave ou conceito de um lado do cartão e a definição ou explicação do outro lado. Depois, é possível revisar os cartões de forma aleatória, testando a memória.
Em resumo, existem diversas técnicas de memorização que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho nos estudos e nas provas de concursos públicos. O importante é encontrar a técnica que melhor se adapte ao seu estilo de aprendizado e colocá-la em prática.
Temos uma indicação especial
Você pode descobrir os segredos e estratégias de quem já trilhou o caminho do sucesso até a nomeação. Um método passo a passo desenvolvido por concurseiros de verdade.
O Método Passe foi dividido em 9 módulos que vão desde a como preparar o ambiente de estudo perfeito (acredite até a forma como você arruma a sua bancada de estudos pode fazer a diferença na sua aprovação) até o dia da sua prova. Então, passando é claro pelos métodos de estudos, o que fazer nas fases pré e pós-edital e o que os concurseiros que obtêm sucesso fizeram.
Quer saber mais sobre este método que vai te levar até a aprovação em 2023? Clique aqui.