Search
Close this search box.

Ministro está se preparando para lançar um novo Concurso Auditor Fiscal do Trabalho

Recent Posts
Sobre
Mateus Alves

Mateus Alves é especialista na área trabalhista, aprovado em 3 concursos federais, dentre eles dois TRTs e é mentor no 123 passei.

O déficit de auditores fiscais do trabalho no Brasil é um problema que tem preocupado o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Em recente conversa com a categoria, Marinho afirmou que existe a necessidade de um novo concurso para Auditor Fiscal do Trabalho ainda em 2023, com chamadas a partir de 2024. De acordo com o ministro, o governo reconhece a importância de realizar novos concursos em diversas áreas e órgãos.

No entanto, pode não ser possível realizar uma seleção completa este ano. O que leva Marinho a trabalhar na possibilidade de edital em 2023, para deixar o concurso pronto para o ano seguinte. A carreira de auditor-fiscal do trabalho conta com 3.630 vagas, mas cerca de 40% do quadro está vago, já que há apenas 1.990 ativos.

Relatório do Gabinete de Transcrição Presidencial

O relatório final do Gabinete de Transição Presidencial, divulgado em dezembro de 2022, aponta a necessidade de realização de um novo concurso AFT durante o governo do presidente Lula. O documento destaca que o governo anterior não poupou a inspeção do trabalho. O que gerou perda de autonomia normativa, técnica, financeira e de gestão nos últimos quatro anos.

O relatório também destaca a importância da reversão deste quadro para assegurar o enfrentamento aos descumprimentos da legislação trabalhista, a garantia de direitos de saúde e segurança no trabalho, o cumprimento das cotas de aprendizes e de pessoas com deficiência, o combate às fraudes e todas as formas de discriminação no emprego e na ocupação. Bem como o fortalecimento das políticas de prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, que eram referência mundial.

Diante dessa situação, a equipe afirmou que é necessário realizar um novo concurso para a área. Portanto, a proposta de Marinho vem ao encontro das demandas e necessidades apontadas pelo relatório. A fim de suprir a carência de auditores fiscais do trabalho e assegurar o cumprimento da legislação trabalhista no país.

O Ministério do Trabalho, por meio da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), solicitou a abertura de 1.524 vagas para o cargo de auditor-fiscal do trabalho (AFT). O requisito para o cargo é possuir nível superior em qualquer área, e a remuneração pode chegar a R$21.487 (valor referente a 2019). A banca responsável pelo concurso ainda não foi definida e o processo encontra-se em avaliação.

Temos uma indicação especial para você

Quer se preparar para o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho? Você pode descobrir os segredos e estratégias de quem já trilhou o caminho do sucesso até a nomeação. Um método passo a passo desenvolvido por concurseiros de verdade.

O Método Passe foi dividido em 9 módulos que vão desde a como preparar o ambiente de estudo perfeito (acredite até a forma como você arruma a sua bancada de estudos pode fazer a diferença na sua aprovação) até o dia da sua prova. Então, passando é claro pelos métodos de estudos, o que fazer nas fases pré e pós o edital e o que os concurseiros que obtêm sucesso fizeram em comum.

Quer saber mais sobre este método que vai te levar até a aprovação em 2023? Clique aqui.

Banner método passe, esteja preparado para o Concurso Auditor Fiscal do Trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *