Concurso Público em 2023: 5 Dicas de como estudar

Recent Posts
Sobre
Mateus Alves

Mateus Alves é especialista na área trabalhista, aprovado em 3 concursos federais, dentre eles dois TRTs e é mentor no 123 passei.

Estudar para concurso público não é uma tarefa tão simples como parece. Nos últimos dias tenho recebido muitas mensagens de diversas pessoa que querem começar a estudar para concurso público. Diversas indagações como: “por onde começar?” “qual área devo focar?” “como organizar minha rotina?”. Por isso, eu resolvi escrever esse texto aqui para contar as cinco principais dicas que eu daria se eu tivesse começando a estudar para concurso agora.

Dica #1: Foque em uma área específica de concursos públicos!

Estudar para concurso público hoje não é estudar para concursos como as pessoas faziam antigamente, eu sei que muita gente fazia isso antigamente. 

‘’Ah eu ia estudar para concurso público eu estudava para a área fiscal e depois estudar para um concurso de banco e depois fazer um tribunal do meu estado e depois fazia uma Polícia Civil’’.

Só que as coisas não funcionam mais assim hoje em dia! O seu pai pode ter passado em concurso público assim, seu tio, sua mãe, mas hoje em dia se você não se especializar em uma área, e não ficar bom no edital antes dele sair as chances de você ser aprovado diminui muito. Então,  o que você tem que fazer é focar em uma área específica, não exatamente num concurso específico. 

Eu vejo muita gente errar porque, às vezes, se aquele concurso passa e você não é aprovado. O que você vai fazer então? O foco é estudar para uma área, e não para um concurso. Porque com aquela gama de matérias que você vê, você tem condição de fazer várias provas e não um único concurso. Então, você foque uma área e vai ver quais são as matérias que se repetem nos editais dessa área, e comece a estudar essas matérias primeiro, antes de pensar em qualquer pós-edital, ou antes de pensar em fazer qualquer concurso.

Dica #2: Escolha um único material para cada matéria.

Depois de escolher uma área a gente vai para a dica dois: estude usando um único material para cada uma das matérias que você separar para estudar. Não dois, não três, não cinco, não 10, um único material por matéria. Se você estuda por dois materiais, três materiais, você perde a proximidade com os materiais que você tem.

‘’Sabe aquela questão que você acertou porque você sabe que está grifado na página tal, do seu resumo, naquele marca texto amarelo, e você tem clareza quando você vê a questão?’’

Você lembra exatamente, realmente fotograficamente, do seu material, você perde isso se você estuda por 3, 4, 5, materiais. Além disso, você não tem tempo de estudar por mais de um material se você está estudando para concurso, é muita matéria hoje em dia. Então, escolhe um material, não dois, não três, e foca nesse material e só troca em último caso.

Dica #3: Foque muito na leitura da legislação.

Eu sei que estudar uma videoaula gostosinho, estudar o pdf é gostosinho, eu sei que é muito melhor. Eu sei que legislação é um ‘’meu Deus’’, a Constituição Federal, Lei 8112, a CLT, eu sei que é muito muito chato. Mas a questão é que, mais de 70% das questões de concurso, sobretudo de provas de tribunais, de prova de INSS, de prova de CNMP, dessas provas tradicionais, mais 70% das questões de concurso público estão na letra da Lei.

Sabendo a legislação, você tem condição de acertar, então a resposta no final das contas ela acaba tanto na legislação de todo modo. Então ler a legislação é extremamente relevante, não adianta você ficar vendo passivamente uma vídeo aula, vendo passivamente o que o professor tá falando ali no pdf e não estudar legislação. 

Dica #4: Faça materiais de revisão desde o primeiro dia de estudo.

Você tem que construir materiais de revisão desde o primeiro dia do seu estudo, sobre princípios do Direito Administrativo, sobre atos administrativos, sobre serviços públicos. Porque!? Porque o tamanho deste edital aqui por exemplo de oficial de justiça, e não se engane, o edital de técnico vai ser um pouquinho menor, mas vai ser muito grande também. Então, se você não tem material de revisão, como é que você pretende lembrar de todo o conteúdo do edital? 

Dica #5: Consuma materiais reduzidos para passar em concurso público!

Você tem que construir materiais reduzidos para você conseguir lembrar dos conteúdos num curto espaço de tempo que é o espaço de tempo, que você tem entre a saída do edital e a sua prova. Então, não se engane, estudar para concurso não é pegar o seu material base, a sua vídeo aula ou ser o pdf, e sair estudando

Gostou das dicas? Não esqueça de conferir os outros textos do nosso blog para mais dicas sobre concurso público e rotina de estudos.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *