Search
Close this search box.

Novo CNU Depende de Orçamento para 2025, Informa Ministra

Recent Posts
Sobre
Mateus Alves

Mateus Alves é especialista na área trabalhista, aprovado em 3 concursos federais, dentre eles dois TRTs e é mentor no 123 passei.

A realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) está entre os planos do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). No entanto, essa iniciativa depende da aprovação do Orçamento de 2025. A informação foi divulgada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 4 de julho, em Brasília.

Dependência do Orçamento de 2025

Segundo Esther Dweck, a autorização de novos editais este ano, além dos já previstos para o Ibama, ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Diplomatas, está em análise. A viabilidade de novas vagas para 2025 será definida conforme a disponibilidade orçamentária. “A decisão depende de disponibilidade orçamentária e outras variáveis. O cenário ficará mais claro com o envio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2025, previsto para 31 de agosto”, afirmou a ministra.

Adesão dos Órgãos

Portanto a realização do novo CNU também requer a adesão dos órgãos públicos. Esther Dweck acredita que a participação será maior que na primeira edição. “No ano passado, muitos órgãos aderiram ao CNU, enquanto outros ficaram de fora. Após a publicação do edital, a importância do concurso ficou evidente, o que deve aumentar a adesão este ano”, destacou Dweck.

Concursos Autorizados e Possíveis Novas Autorizações

Embora os concursos do Ibama, ICMBio e Jardim Botânico já estejam autorizados, a participação deles no próximo CNU ainda é incerta devido à necessidade urgente de reposição de pessoal. Além desses, outros órgãos podem receber novas autorizações para concursos, especialmente na área de segurança pública, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Agência Nacional de Mineração (ANM) também é uma potencial candidata a novas autorizações, devido à necessidade de fortalecimento de sua estrutura.

Novo Cronograma do CNU

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado. As provas estão marcadas para o dia 18 de agosto, com os locais de prova disponíveis a partir de 7 de agosto.

Datas Importantes do CNU:

  • 4 de julho: Publicação do Decreto e retificação do Edital.
  • 5 a 7 de julho: Sistema disponível para alteração do polo de provas e devolução da taxa de inscrição.
  • 7 de agosto: Disponibilização dos Cartões de Confirmação.
  • 18 de agosto: Aplicação das provas.
  • 20 de agosto: Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.
  • 20 e 21 de agosto: Prazo para recursos quanto às questões e gabaritos.
  • 10 de setembro: Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta.
  • 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e nota preliminar da prova discursiva.
  • 21 de novembro: Divulgação final dos resultados.
  • Janeiro de 2025: Início da convocação para posse e cursos de formação.

Estrutura das Provas

Desse modo, as provas serão aplicadas em dois turnos, manhã e tarde, e incluirão questões objetivas e discursivas. No turno da manhã, os candidatos de nível superior responderão a 20 questões de Conhecimentos Gerais e uma questão dissertativa de Conhecimento Específico, enquanto os de nível médio farão 20 questões de múltipla escolha e uma redação. À tarde, os candidatos de nível superior responderão a 50 questões de Conhecimentos Específicos, e os de nível médio a 40 questões objetivas.

Ademais, os candidatos que obtiverem menos de 40% de aproveitamento nas provas objetivas ou nota zero na prova discursiva serão eliminados.

Saiba como se preparar para o CNU e outros concursos!

Com os guias de estudos da 123 Passei, você terá acesso a materiais completos e atualizados, abrangendo todas as disciplinas exigidas nos concursos públicos.

Desse modo, ao optar pelos guias de estudos da 123 Passei, você estará adquirindo um recurso completo e confiável para sua preparação. Nossa plataforma oferece um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e acessível, permitindo que você estude a qualquer hora e em qualquer lugar.

Portanto, não perca tempo e dê um passo à frente na busca pela aprovação nos concursos públicos. Acesse agora a plataforma da 123 Passei e veja como nossos guias de estudos podem impulsionar seu desempenho e ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Em suma, estamos aqui para ajudá-lo a conquistar o sucesso nos concursos públicos, comece sua jornada de preparação com a 123 Passei hoje mesmo!

saiba como fechar o edital do CNU com o método 123

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *