Search
Close this search box.

5 passos que você deve saber ANTES de começara estudar para concurso.

Recent Posts
Sobre
Mateus Alves

Mateus Alves é especialista na área trabalhista, aprovado em 3 concursos federais, dentre eles dois TRTs e é mentor no 123 passei.

Já se imaginou com a capacidade de poder olhar para o futuro? Com o seu método atual, você consegue se enxergar aprovado e empossado daqui a 5 anos? E se você pudesse olhar para o passado? O que você ensinaria para o seu ‘eu’ 5 anos mais novo? E é exatamente sobre isso o tema deste texto. Aqui vão 5 dicas do Mateus MalditaFCC que irão te ajudar a econimizar tempo e dinheiro nesta longa caminhada.

 

1 – Não gaste dinheiro com livros.

Os materiais mais eficientes para concurso são aqueles focados. Apesar de serem, talvez, a melhor fonte de estudos já criada, no caso dos concursos, livros podem ser menos eficazes pelo fato de não serem direcionadas para o concurso X, Y ou Z, já que, tratando-se de concurso público: cada órgão, cada banca e cada cargo tem a sua particularidade, coisa que, normalmente, os livros não abordam.

 

2 – Direção é mais importante que velocidade.

Por que as 8, 10, 12 horas de estudo por dia não te farão bem? Do ponto de vista fisiológico é muito difícil, pra não dizer impossível se manter concentrado e produtivo durante tanto tempo. Uma mente saudável é um ponto chave para o aprendizado e fixação do conteúdo. Tenha consciência do que é uma rotina de estudo saudável para você, seu progresso será consideravelmente melhor. E foi assim que cheguei lá.

 

3) Você não é tão burro quanto pensa.

Quem nunca pegou uma matéria, estudou algumas horas, dias, meses e teve a sensação de não aprende-la? Todos nós eu imagino! Esse é um golpe que a nossa mente aplica a nós mesmos – principalmente quando se trata de uma matéria que não gostamos. Faça um teste e veja porque isso é mentira: procure as suas primeiras anotações, as suas primeiras questões erradas, leia o que hoje é óbvio e antes você tinha dificuldade…você vai dar risada quando perceber o tamanho da sua evolução.

4) Meça sua evolução em cada matéria desde o primeiro dia.

É fundamental, pra não dizer obrigatório, que você documente sua jornada e seus resultados. É de suma importância saber em quais matérias você tem déficit de aprendizado e em qual você tem mais facilidade, só assim você pode corrigir seus pontos fracos e aprimorar seus pontos fortes. Lembre-se você não gerencia aquilo que não controla.

5) O seu ‘Eu’ do futuro vai te agradecer por isso.

Aqueles que já ”atravessaram a montanha” e chegaram ao tão sonhado cargo público, estabilidade e bons salários sabe muito bem que a caminhada valeu a pena demais, e que fariam tudo de novo se fosse preciso. Todos nós sabemos que quando a nomeação chegar, o vencimento bater na conta e você começar a realizar os seus sonhos será muito bom…mas isso é pouco palpável no decorrer do percurso. O fracasso só existe pra quem desiste, dê o seu melhor dia após dia, todos nós teremos dias bons e ruins, mas o seu Eu do futuro vai te agradecer por cada milímetro de evolução conquistada ao longo dos anos de estudos. Não desista, vai valer a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *