O Governo Federal já confirmou novas autorizações para concursos públicos em 2025. E entre os critérios de prioridade estão os órgãos e entidades do Poder Executivo que não realizam concursos há dez anos ou mais.

O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Celso Cardoso Júnior, explicou que o governo analisa todos os pedidos com base em critérios como o tempo desde o último edital, perspectiva de aposentadorias e a demanda reprimida por servidores.
“Há uma demanda reprimida por concursos em praticamente todas as áreas. Nem todas as solicitações podem ser atendidas devido às limitações orçamentárias, então precisamos estabelecer prioridades”, afirmou o secretário.
Critérios para autorização de concursos públicos
Segundo José Celso, o MGI analisa cada solicitação dos órgãos públicos e, muitas vezes, propõe ajustes no número de vagas solicitadas, respeitando os limites do orçamento anual.
Ele também destacou que um dos principais objetivos da atual gestão é recuperar a capacidade institucional dos órgãos públicos federais, fortemente comprometida após anos sem concursos.
“Esse processo continua, é permanente, mas nem rápido, nem fácil e nem barato”, pontuou o secretário.
Órgãos sem concursos há mais tempo terão prioridade
Em 2025, a Polícia Federal já recebeu autorização para um novo concurso com 1.000 vagas na área Policial. Já a área Administrativa da PF teve aval em 2024 para 192 vagas.
Outros órgãos seguem com pedidos em análise, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o cargo de analista.
A seguir, confira os concursos federais que estão há mais de 10 anos sem novos editais e que podem ser priorizados em 2025:

1. Concurso Ancine
- Último edital: 2013
- Cargos: Analista Administrativo e Especialista
- Vagas: 69
- Organizadora: Cebraspe
- Avaliação: Provas objetivas, redação e análise de títulos
2. Concurso ANP (Agência Nacional do Petróleo)
- Último edital: 2015
- Cargos: Técnico em Regulação, Técnico em Química e Técnico Administrativo
- Vagas: 34
- Organizadora: Fundação Cesgranrio
- Avaliação: Provas objetivas com 60 questões (Conhecimentos Básicos e Específicos)
3. Concurso INSS – Cargo de Analista
- Último edital: 2015
- Cargos: Analista do Seguro Social (nível superior)
- Vagas: 150
- Organizadora: Cebraspe
- Avaliação: Provas objetivas com 120 questões (50 básicas e 70 específicas)
4. Concurso Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus)
- Último edital: 2013
- Cargos: Diversos níveis (médio e superior)
- Vagas: 241
- Novo pedido feito em 2024 para 200 vagas (nível superior), ainda sem aval.
5. Concurso PRF – Área Administrativa
- Último edital: 2014
- Cargos: Agente Administrativo
- Vagas: 216
- Etapas: Provas objetivas e investigação social/funcional
- Novo pedido de autorização está em análise
Governo busca equilibrar necessidades e orçamento
O secretário ressaltou que o Ministério da Gestão trabalha com um “ranking de priorização”, levando em conta o impacto da ausência de servidores e a urgência de reposição em cada órgão.
Com isso, órgãos há mais tempo sem concurso público podem, de fato, ser os primeiros a receber novas autorizações em 2025.
Saiba como se preparar para o concurso da PF Administrativo
Com o Guia de Estudos 123 para a PF ADM, você terá acesso a materiais completos e atualizados, abrangendo todas as disciplinas exigidas nos concurso da PF!
Com o Guia de estudos para a PF, você estará adquirindo um guia completo com Cronograma, indicação de Material Gratuito, Simulados, Planilha de controle e mais! Nossa plataforma oferece um ambiente virtual de aprendizagem intuitivo e acessível, permitindo que você estude a qualquer hora e em qualquer lugar.
Portanto, não perca tempo e dê um passo à frente na busca pela aprovação nos concursos públicos. Clique no botão ou no banner abaixo para garantir o seu Guia com 15% DE DESCONTO!
