Search
Close this search box.

Concurso BNDES: Presidente Anuncia Nova Seleção

Recent Posts
Sobre
Mateus Alves

Mateus Alves é especialista na área trabalhista, aprovado em 3 concursos federais, dentre eles dois TRTs e é mentor no 123 passei.

Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) teve uma mudança na presidência da instituição, com a chegada de Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, Mercadante destacou a sua intenção de retomar a realização de concursos públicos para a instituição.

Durante sua fala, o novo presidente do BNDES cita a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por analisar os pedidos e autorizar os concursos federais. No entanto, o BNDES não precisa de autorização do governo federal para realizar seus concursos. Uma vez que tem independência para preencher seu quadro de pessoal mediante aval da presidência do próprio órgão, assim como o Banco do Brasil.

Novo presidente do BNDES destaca possível novo concurso
Foto: (Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo/Reprodução)

Apesar disso, a instituição precisa respeitar os limites e dotações orçamentárias para cada exercício financeiro. No momento, não há informações sobre o prazo para o próximo edital de concurso, assim como não há detalhes sobre as vagas e cargos que serão oferecidos.

Em 2015, o BNDES anunciou que estava se preparando para lançar um novo concurso público, com oferta de vagas para técnico administrativo de nível médio e profissional básico de nível superior. Contudo, a seleção acabou sendo adiada por um ano e, finalmente, não foi realizada.

Último concurso do BNDES

O BNDES organizou seu último concurso em 2012, com validade expirando em 2015. O edital ofereceu vagas em cadastro de reserva para técnico administrativo (nível médio) e profissional básico (nível superior) nas especialidades de Administração, Análise de Sistemas, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia. A avaliação incluiu provas objetivas e discursivas, ambas realizadas pela Fundação Cesgranrio. Candidatos de nível médio responderam perguntas sobre Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira, Conhecimentos Específicos sobre o BNDES e Conhecimentos Gerais. Enquanto os de nível superior responderam questões sobre Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Conhecimentos Específicos.

Em resumo, a retomada dos concursos públicos pelo BNDES é uma excelente notícia para aqueles que estão buscando uma oportunidade de trabalho na instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *