Kobe Bryant foi um dos jogadores mais renomados da NBA (National Basketball Association), seu legado no esporte será lembrado por décadas. Kobe foi um exímio profissional dentro e fora de quadra, condicionamento e habilidades inquestionáveis, mas o que impressionava e o diferenciava de todos era a sua mentalidade.
Ainda na juventude, Kobe decidiu que trilharia um caminho para tornar-se o melhor jogador da NBA.
Sua decisão desde então foi a seguinte: treinarei mais do que todos! E tem até um relato bem legal sobre isso;
Um novato entrou no time do Los Angeles Lakers, e querendo mostrar compromisso para com o time e colegas, decidiu chegar às 8:00h no clube, o treino começaria às 11h. Ao chegar lá, encontrou Kobe Bryant completamente encharcado de suor e pensou ”Puts, amanhã venho mais cedo!”
No dia seguinte, o novado chegou às 7h…o treino começaria às 11h, e Kobe Bryant já estava ensopado de suor.
Depois, chegou às 6h…Kobe Bryant já estava todo suado de treino, até que…Em um jogo do Lakers, Kobe quebrou a mão, e o novato pensou ”Agora sim, eu chego antes dele!”.
Quando o novato chegou às 8h, viu Kobe Bryant completamente encharcado de supor arremessando com apenas uma das mãos e ouviu ”Você nunca vai chegar antes de mim, você não respeita o esporte como eu.” Sim…ele era obsessivo nesse nível.
Quando perguntado sobre fracasso, Kobe respondeu ”Fracassar, isso não existe, o que isso quer dizer?”
Então explica: Jogar com medo de perder ou medo de falhar é ruim, você não tem a motivação correta. Jogar para ganhar também não é totalmente positivo, pois, se você perde, sua motivação é abalada.
O ideal seria encontrar um meio termo nisso tudo, onde você não vai cair para nenhum extremo, essa atitude te permite focar no momento, conectar-se ao momento, não sentir sentimentos extras àquilo que está a sua frente te faz manter o foco. E o fracasso!? Fracasso não existe! Você só fracassa quando desiste.
Bom, talvez você não tenha conhecido Kobe, talvez não seja fã de basquete a ponto de entender toda essa analogia dos esportes com estudo. Mas resumindo tudo o que disse acima, não é saudável chegar no dia da sua prova com medo de ser reprovado ou com a pressão para ser aprovado…estes opostos poderão destruir a sua motivação e impedir seu progresso. E sobre fracassar também! Há quem passe em 1, 2, 3…10 anos, o importante é manter o caminho, reparar os erros, criar pontos de ancoragem e seguir evoluindo dia após dia.
Veja o vídeo falando sobre ”Fracasso não existir.”